Results for 'Técnica E. Ciência Como'

950 found
Order:
  1.  10
    (1 other version)A promiscuidade entre técnica e ciência em Jean-François Lyotard.Mariana Ruiz Bertucci Schmitt - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (15):71.
    A finalidade do texto seguinte consiste na exposição de uma relação de promiscuidade entre a técnica e a ciência na obra de Jean-François Lyotard. A primeira etapa deste artigo consiste na apresentação de um problema referente à obra A condição pós-moderna, onde a noção de técnica aparece sobre uma perspectiva positivista. Aqui, a intimidade entre técnica e ciência é resultado da crise dos fundamentos das ciências na modernidade, crise oriunda do afastamento entre as ciências e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    Reseña de "¿Cómo investigar en Didáctica de las Ciencias Sociales? Fundamentos metodológicos, técnicas e instrumentos de investigación" de Delfín Ortega-Sánchez (Ed.).Álvaro Francisco Morote Seguido - 2023 - Clío: History and History Teaching 49 (49):352-355.
    Título: ¿Cómo investigar en Didáctica de las Ciencias Sociales? Fundamentos metodológicos, técnicas e instrumentos de investigación Editor: Delfín Ortega Sánchez Editorial: Octaedro Lugar de edición: Barcelona Año: 2023 ISBN: 978-84-19690-20-3 Páginas: 238.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  14
    Ciencia, técnica e ideología en el siglo XXI: entre la fragilidad de la opinión pública democrática y el poder de las nuevas fuerzas de destrucción.Ezequiel Ipar - 2020 - Astrolabio: Nueva Época 24:243-267.
    Contra las imágenes que pretendían representar a las sociedades del siglo XXI como sociedades del conocimiento reflexivo (Beck, Giddens y Lash, 1997), en las que se habría vuelto finalmente posible un uso autorreflexivo y un control democrático de los efectos de la ciencia y la tecnología, vemos cómo reaparecen en la actualidad los viejos dilemas que Habermas había diagnosticado a finales de la década de 1960 sobre la función ideológica de la ciencia y la técnica. Tanto el dilema (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  22
    Ciência e Técnica Moderna: Os Conceitos de Paradigma e Ciência Normal de Thomas Kuhn Sob a Perspectiva da Questão da Técnica de Martin Heidegger.Francisco Wiederwild - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):225-240.
    O artigo propõe como tema aproximar a ontologia fundamental de Martin Heidegger e a epistemologia de Thomas Kuhn, a partir do vínculo entre ciência e técnica moderna. Para conduzir nosso estudo, propomos a seguinte pergunta norteadora: qual o vínculo originário entre as revoluções paradigmáticas empreendidas pela ciência contemporânea e a essência da técnica moderna? O objetivo deste artigo, neste sentido, consiste em determinar como o cientista, ao se comprometer exclusivamente com a resolução de quebra-cabeças (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  24
    Analogia técnica e seleção natural. Darwin e Hume.Pedro Paulo Pimenta - 2018 - Doispontos 15 (1).
    Pretende-se oferecer uma reconstituição do argumento de Darwin no capítulo 6 da Origem das espécies contra a ideia de finalidade como princípio de explicação das partes funcionais dos seres vivos, de modo a elucidar sua dívida, deliberada ou não, em relação à crítica do finalismo exposta na parte 3 dos Diálogos sobre religião natural. A ideia é situar o ponto preciso em que a teoria de Darwin se vincula à filosofia de Hume, desfazendo, ao mesmo tempo o mal-entendido que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  64
    LECOURT, Dominique. Humano pós-humano: a técnica e a vida. São Paulo: Edições Loyola, 2005.Beatrice Brito Benevides - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9):56-57.
    O livro "Humano pós-humano: a técnica e a vida" de Dominique Lecourt expõe as formas das aplicações da técnica e as mudanças que ela causou na vida humana e na sua natureza; na sua essência. Essa resenha visa explicitar suas ideias, expondo os argumentos de Lecourt para defender a sua tese de que o ser humano ultrapassou essa essência e tornou-se o pós-humano, no momento em que o homem aliou a técnica e a ciência não mais (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    Lecourt, Dominique. Humano pós-humano: A técnica E a Vida. São Paulo: Loyola, 2005.Beatrice de Brito Benevides - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9):56-57.
    O filósofo Dominique Lecourt, nascido em 05 de fevereiro de 1944, em Paris, é professor da Universidade Paris Diderot-7, e discute questões como ética, política e ciência, atentando ao biocatastrofismo e ao cientificismo. Tais questões são pertinentes na presente obra, a qual é dividida em quatro capítulos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  17
    Habermas e a ciência da informação no Brasil.Leilah Santiago Bufrem - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:238-268.
    Ao reconhecer a influência do filósofo alemão Jürgen Habermas na área de Ciência da Informação, esta pesquisa questiona especificamente como ela se verifica e se caracteriza na produção científica dos pesquisadores Bolsistas de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com o objetivo de destacar as influências do pensador sobre estes pesquisadores em artigos indexados na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), o estudo realiza o mapeamento da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  15
    Economicidade da Técnica e Tecnicidade na Economia Neoclássica: uma Interlocução com Heidegger.Antônio José Nascimento - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    O presente artigo sustenta que é plausível se fazer derivar da analítica da técnica em Heidegger uma economicidade que radica no nexo metafísico-produtivista do caráter ontológico de ‘des-ocultação’ da figura da técnica moderna, a qual, por sua vez, atua tanto na gênese da ciência moderna quanto na constituição mesma da economics como dictum racionalizador do incondicionado da vontade de poder da técnica. Não por acaso, a economics leva a cabo a conversão do homem em demandante (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  1
    Tecnologia e regulação democrática.Lucas Fernandes da Silva & Carlos Jacinto Nascimento Motta - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7390.
    O presente texto busca examina as transformações na esfera pública digital e os desafios da regulação democrática, considerando as interseções entre tecnologia, ciência e ideologia. A pesquisa, fundamentada em metodologia bibliográfica, utiliza conceitos centrais das obras de Jürgen Habermas: Uma Nova Mudança Estrutural da Esfera Pública e a Política Deliberativa, Teoria do Agir Comunicativo, Volume 2, e Técnica e Ciência como Ideologia. O estudo começa analisando como a esfera pública foi remodelada na era digital, abordando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  74
    (1 other version)Indigência e penúria na era da técnica.Wanderley Jose Ferreira Jr - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3):205-218.
    Toma-se como referências básicas algumas reflexões do filósofo Martin Heidegger sobre o domínio planetário da técnica para mostrar a penúria de uma época marcada pelo fim da filosofia mediante sua realização como metafísica nas ciências técnicas. Explicita-se ainda como esse fim da filosofia na era do domínio planetário da técnica pode se constituir o ponto de partida para um novo começo do pensar, que pensa para além dos limites impostos pelo pensamento calculador. Na parte conclusiva (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  2
    Habermas e a inovação tecnológica como problema filosófico.Giovani Mendonça Lunardi - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7372.
    Habermas (1968) na sua crítica à filosofia da tecnologia de Marcuse descreve que a sociedade hodierna está caracterizada pela denominada “Economia da Inovação”, que é o desenvolvimento do capitalismo em sua fase tardia, tendo como paradigma a crescente interdependência entre pesquisa e técnica, transformando a ciência na principal força produtiva deste modelo econômico. A cientificização da técnica permitiu aumentar a produtividade do trabalho inserindo dentro de um mesmo sistema ciência, técnica e valor econômico. Marx (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  20
    Os Sentidos da Dimensão Técnica: Abordagem Sobre a Competência Em Informação No Âmbito da Filosofia e da Ciência da Informação.Alexandre Pedro de Oliveira & Elizete Vieira Vitorino - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 2 (2):40-65.
    Investiga a temática competência em informação sob a ótica da Filosofia e da Ciência da Informação. Tem como diretriz a seguinte indagação: como é possível abordar a competência em informação no âmbito da dimensão técnica por meio de um diálogo integrado entre a Filosofia e a Ciência da Informação? As respostas a esta pergunta norteadora, bem como as reflexões resultantes destas, baseiam-se numa investigação de natureza exploratória e bibliográfica, conduzida em artigos e livros nestas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  75
    Ética, ciência e tecnologia.Ivan Domingues - 2004 - Kriterion: Journal of Philosophy 45 (109):159-174.
    O artigo visa pensar a relação entre ética, ciência e tecnologia, enfatizando o problema de sua revinculação depois da cisão entre os juízos de fato e os juízos de valor, ocorrida no início dos tempos modernos. Uma vez examinada a ética da aristocracia guerreira e a moral do santo, procura-se delinear o caminho tomando como referência a ética da responsabilidade, cujo protótipo é a moral do sábio, desaparecido no curso dos tempos modernos, em razão da fragmentação do saber (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15.  22
    O ideal de ciência na modernidade: Bacon e Descartes.Mariana Dias Pinheiro Santos - 2019 - Investigação Filosófica 10 (1):63.
    Trata-se de analisar em que medida convergem os autores Bacon e Descartes no que diz respeito ao progresso das ciências, e como constituem um ideal de ciência na modernidade. O cenário que se constituía na Europa em meados do século XVII era de reconfiguração, de redescoberta e de inventos. Apesar de as artes mecânicas, as artes marítimas e as artes eruditas receberem, em alguma medida, um impulso para o novo, a ciência era ainda influenciada pela escolástica. A (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  5
    Métodos e técnicas de pesquisa (social) ou Muito tempo perdido? (resposta A "provocação geraldina" ou ao "corpo docente"?).Cícero José Alves Soares Neto - 2008 - Educação E Filosofia 1 (2):95-97.
    Este artigo visa refletir sobre a resposta de trabalho desenvolvida pela disciplina MTP (Métodos e Técnicas de Pesquisa), conhecida e denominada pelo corpo discente como Muito Tempo Perdido. Esta reflexão, apesar de acalentada há um certo tempo, mais precisamente desde 1985, logo após o concurso prestado por este autor para o ingresso na carreira universitária, somente agora, em julho de 1986, foi motivada pelo artigo “A MELHORIA DO ENSINO E OS MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISAS E DE ESTUDOS”, de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  21
    O desenvolvimento regional como eixo estruturante dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.Marcio Rogerio Olivato Pozzer & Roberta dos Reis Neuhold - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:41-82.
    Este artigo discute o projeto de desenvolvimento presente na constituição da política federalde educação profissional e tecnológica Brasileira inscrita na lei de criação dos InstitutosFederais de Educação, Ciência e Tecnologia. A hipótese central era a de que odesenvolvimento regional se tornou a coluna vertebral daquela política pública, que destacoua importância dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais no processo de expansão einteriorização da educação profissional. A partir de pesquisa documental sobre os processoslegislativos, o estudo mapeou a construção do projeto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  19
    A ciência que “não pensa” e a provocação da natureza em Heidegger.Antônio José Nascimento - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022012.
    O propósito do presente artigo é examinar o caráter de teoria do real da ciência que, por não dizer respeito propriamente a um pensar em Heidegger, apreende a natureza como coisa externa ao homem, como mera reserva material processável a partir da urdidura do enquadramento matemático que a objetifica a serviço da técnica. Negada em seu valor intrínseco, a natureza que a ciência moderna submete à representação objetivadora é então preparada para o essenciar-se da metafísica (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  15
    Diálogos entre a informatika e a ciência da informação.Mariana Rodrigues Gomes de Mello & Daniel Martínez-Ávila - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 8 (1):61-76.
    De um lado a Ciência da Informação foi se consolidando no eixo occidental, a partir década de 1960, expandindo sua influência inteletual em países da America Latina, substuindo uma tradição francesa-europeia de Documentação, e como meio de controle ideológico e da informação; do outro surge uma proposta reativa do eixo comunista, a Informatika. Posto isto, pretende-se neste ensaio criar lugar pra reflexão acerca de alguns pontos em que a Informatika influenciou a Ciência da Informação ocidental, mais precisamente (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  38
    Arqueologia e a crítica feminista da ciência Entrevista com Alison Wylie.Kelly Koide, Mariana Toledo Ferreira & Marisol Marini - 2014 - Scientiae Studia 12 (3):549-590.
    Muitos termos possuem um sentido técnico sem que ele seja evidente para todos, por exemplo, a "governança ambiental", termo que remete no contexto atual a uma participação cidadã nesse tipo de questão, por exemplo, da saúde de um ecossistema específico, tal como uma floresta ou um vale agrícola, a partir de preocupações partilhadas e não a partir de uma problemática de controle organizacional. Após ter tornado preciso o que é a expertise e quais são os principais problemas postos pelo (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  18
    Revisitando a experiência dos Programas Profissionais da área Ciências da Religião e Teologia/CAPES no Brasil.Flávio Senra, Claudio de Oliveira Ribeiro & Dilaine Soares Sampaio - 2020 - Horizonte 18 (55):324.
    A pesquisa foi desenvolvida considerando-se o debate sobre a especificidade da Pós-Graduação Profissional no âmbito da área Ciências da Religião e Teologia, da Capes, órgão que no Ministério da Educação brasileiro acompanha e avalia o Sistema Nacional de Pós-Graduação. O objetivo principal das análises feitas foi construir um panorama de questões em torno do trabalho realizado pelos cursos de mestrados profissionais, incluindo os resultados por eles alcançados, somado a um elenco de aspectos que têm sido identificados como desafiadores para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Como o jornalismo literário aliado ao jornalismo científico pode potencializar a divulgação da ciência.Henrique Rodrigues Fontes - 2019 - Logos: Comuniação e Univerisdade 25 (2):150-165.
    Diante da crise que afeta a ciência nacional, a divulgação científica emerge como uma alternativa para reiterar a indiscutível importância das pesquisas para a sociedade. Nesse sentido, o Jornalismo Literário (JL), através de suas técnicas, pode ser utilizado como uma importante ferramenta para atrair os mais diversos leitores ao universo científico. Por isso, o objetivo deste artigo foi estudar, por meio de revisão bibliográfica e de três entrevistas com especialistas, como o JL, aliado ao Jornalismo Científico, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    Tecnociencia y consiliencia como una agenda para la filosofía de la técnica.José Luis Guzón Nestar - 2020 - Sophia. Colección de Filosofía de la Educación 28:93-115.
    El artículo afronta un tema novedoso que ha tenido recientemente tratamientos muy diversos. Algunosde sus objetivos podrían ser los siguientes: pretende señalar algunos caminos realizados en el diálogo entreciencia y técnica a lo largo de las últimas décadas y describir sucintamente los hitos que han conducido desde la ciencia clásica (newtoniana) a la tecnociencia actual. En el fondo, ofrecer también unas pinceladas sobre la nueva filosofía de la técnica, que se construye apartando viejos prejuicios humanistas, que cuenta con (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  25
    As Ciências Humanas em tempos de mercantilização da educação.Paulo Sérgio Gomes Soares - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:34-54.
    Com o rápido desenvolvimento da técnica e da tecnologia, o campo educacional tem se mostrado estratégico para transformar a racionalidade humana em racionalidade tecnológica, alterando a consecução dos fins da própria Educação. O objetivo do artigo é analisar as contradições entre o processo de reprodução da vida material nas sociedades capitalistas e a perda de liberdade dos indivíduos inseridos e ajustados aos seus critérios e, da mesma forma, o ajustamento dos estudantes às demandas socialmente úteis ao sistema em decorrência (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  47
    A Idéia da Universalidade da Ciência e sua Crítica Filosófica e Histórica.Michel Paty - 1997 - Discurso 28:7-60.
    A idéia da “universalidade da ciência” é objeto, nos debates atuais, de posições muito opostas, que dependem de o ponto de vista ser o de uma “ciência ideal” ou aquele da “produção social das ciências”. No primeiro caso, a ciência é concebida como o “núcleo duro” de suas proposições e de seus resultados na época considerada, e sua suposta universalidade igno­ra os fatores que tornam relativos seus conteúdos de conhecimento e que podem ser tanto de natureza (...)
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  26.  24
    Creatividad e innovación en las artes poéticas. Sor Juana Inés de la Cruz como ejemplo.Javier Echeverría & Juan Ramón Makuso - 2022 - Revista de Filosofía (La Plata) 52 (2):e052.
    Este artículo distingue entre creatividad e innovación, asume el enfoque sistémico en estudios de innovación y lo aplica a las innovaciones poéticas y literarias. Se centra en sor Juana Inés de la Cruz, la gran poeta y escritora del virreinato español en México a finales del siglo XVII. Sor Juana vinculó las artes literarias con las ciencias y técnicas de la época barroca y consiguió apoyos sociales, políticos y religiosos que la convirtieron en una mujer emprendedora y altamente innovadora. También (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  6
    Sobre a Atitude Prometeica: Francis Bacon e Victor Frankenstein.Alex Calazans - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):323-345.
    O livro Frankenstein: ou o Prometeu moderno – romance escrito por Mary Shelley e publicado em 1818 – é conhecido como uma contundente crítica à atividade científica, principalmente, considerando as concepções de ciência e de técnica subjacentes ao amplo projeto do iluminismo. Há intérpretes da obra de Shelley que assumem que uma possível fonte do modelo de pensamento criticado por ela se localiza nas teses defendidas por Francis Bacon acerca do tema do “domínio da natureza”. Assumindo isso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  15
    Heidegger e a modernidade.Wanderley J. Ferreira Jr - 1998 - Philósophos - Revista de Filosofia 3 (2):113-131.
    A finalidade do presente artigo é mostrar como o conjunto dos temas propostos por Heidegger se insere em uma posição bem clara sobre a modernidade na qual se destacam as noções de ciência e técnica.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  62
    Técnica, memoria e individuación: la perspectiva de Bernard Stiegler.Mario Sei - 2004 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 37:337-366.
    A partir de la compleja reflexión de Stiegler sobre la ciencia ¿La technique et le temps¿ el artículo se centra en la tesis principal de sus trabajos: el objeto técnico entendido como el soporte básico de la memoria y, en consecuencia, como la condición misma del proceso de individualización. La explicación de Stiegler, fundamentada sobre todo en los trabajos paleo-antropológicos de Leroi-Gourhan, es la clave para entender no sólo su relectura del pensamiento de Heidegger, Husserl y Kant sino (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  14
    Arquitetura vitruviana e retórica antiga.Settings Gilson Charles dos Santos - 2019 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 28:e02804.
    O objetivo deste artigo é apresentar a analogia básica entre arquitetura e retórica antiga a partir dos tratados De Architectura, de Vitrúvio, e o De Oratore, de Cícero. A analogia se verifica na definição do artífice, dos gêneros e partes das técnicas e dos fins de cada uma delas. Para tanto, tomaram-se como referência as fontes do tratado vitruviano, que menciona a influência de Varrão na gramática, de Lucrécio na filosofia e de Cícero no método oratório. A analogia com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  29
    Mundo como depósito - uma abordagem heideggeriana.Itamar Soares Veiga & Marcelo Lucas Cesco - 2015 - Doispontos 12 (1).
    resumo: Este artigo tem como foco a influência e o domínio da tecnologia no nosso mundo atual. Através de um acompanhamento da reflexão de Heidegger sobre a técnica, buscamos responder a seguinte questão: o mundo, tomado como subsistência, é ele próprio o resultado de uma visão de mundo? Para alcançar uma resposta, primeiramente interrogamos os delineamentos de mundos, a partir do tema das visões de mundo. Encontramos, assim, o tema da postura humana enquanto elemento principal. Em segundo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  9
    Tecnologia e valores.Geraldo das Dôres de Armendane - 2024 - Philósophos - Revista de Filosofia 29 (1).
    Este artigo defende a necessidade da _sabedoria_ _prática _(_phronesis_) para lidar com os desafios e limites éticos decorrentes dos avanços tecnológicos atualmente. Trata-se de um tipo de racionalidade que se ocupa em deliberar bem sobre os _fins_ das ações humanas e julgar se eles são bons ou maus e, mediante isso, fazer opções por valores_._ Assim, a racionalidade prática diz respeito ao agir humano em sentido pleno, que tem a ver com a esfera do _dever-ser_, _dos valores, do sentido da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  12
    Gadamer e a situação da filosofia na sociedade.Gustavo Freitas Pereira - 2014 - Pensando - Revista de Filosofia 4 (8):31.
    Hans-Georg Gadamer é bem conhecido por sua abordagem compreensivista quanto aos problemas tradicionais da metafísica e filosofia em geral. Seu posicionamento teórico e crítico aproximam sua obra da tradição compreensivista iniciada em fins do século XIX e levada adiante a partir do início do século XX. Nesse trabalho, proponho uma breve discussão acerca de uma de suas comunicações nos anos 1960 em que o autor procura refletir e elucidar a situação da filosofia naquele contexto específico. Fim da Segunda Guerra Mundial, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  96
    O Lugar Das emoções E dos afetos na ética da responsabidade de Hans Jonas: Um contraste com a perspectiva emotivista.Eduardo José Lima de Oliveira - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):33-40.
    Mediante o assustador avanço da técnica e da ciência todas as éticas que até então se manifestaram na história da humanidade não dão mais conta de resolver determinadas questões, pois todas as propostas éticas tradicionais são insuficientes pelo fato de serem ou antropocêntricas ou imediatistas em si. No Princípio Responsabilidade Jonas a propõe a preencher estes espaços que estas éticas tradicionais não conseguem mais dar conta. Tomando essa proposta como referencial é que este trabalho se empenha em (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  19
    John Dewey: a favor da ciência ou lições anti-negacionistas.Edna Magalhães do Nascimento - 2022 - Cognitio 23 (1):e58538.
    No processo de reconstrução da filosofia, está colocado para John Dewey o desafio da articulação entre filosofia e ciência e, como consequência disso, a mudança no método de operar da primeira. Dewey desenvolveu um programa doutrinário que visa mostrar como o conhecimento se funda na experiência. Essa é a dimensão científico-naturalista da sua obra, cuja influência advém do naturalismo darwinista. Nesse sentido, o seu projeto consiste numa rigorosa argumentação contra as explicações em que a experiência e a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  14
    Formalização e axiomatização de provas ontológicas.Vinícius Carvalho da Silva - 2019 - Perspectivas 2 (2):83-113.
    Kurt Gödel foi um dos maiores matemáticos do século XX, com contribuições para a lógica e também para o campo da cosmologia à partir da elaboração de soluções para as equações de Einstein. Como filósofo, Gödel dedicou-se à lógica e aplicou-se à axiomatização não formal de uma prova ontológica. Benzmüller e Woltzenlogel Paleo desenvolveram, por meios computacionais, uma formalização do sistema axiomático gödeliano. O trabalho pode abrir novas perspectivas para a aplicação de técnicas das ciências da computação no campo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  19
    O curso eco design em sustentabilidade – Programa Gaia Education: análise sob a perspectiva do paradigma ecológico e da espiritualidade.Danielle Gomes de Freitas - forthcoming - Horizonte:1654.
    Compreender a atual crise global pelo panorama ambiental requer reconhecimento, disposição e vontade para pensar e criar possibilidades de uma ação justa e em concordância com o paradigma ecológico, em prol da mudança desta realidade. Dentre várias ações em andamento a educação para a sustentabilidade acena com perspectivas reais e concretas. Esta pesquisa se insere no âmbito da investigação desta educação, e teve como objetivo identificar a espiritualidade e qual sua tipologia através da analise sob a perspectiva do paradigma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  16
    Do paradigma físico, às lutas e campo simbólico na Ciência da Informação.Alessandra Nunes de Oliveira & Jetur Lima de Castro - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 8 (2):116-129.
    Considerando as concepções epistemológicas do paradigma físico da CI, constituindo-o como o dominante na gênese da CI, baseando-se nas relações das Ciências Empírico-Analíticas sistematizadas em regras técnicas do conhecimento empírico e constituindo os demais paradigmas cognitivo e social, o paradigma físico da CI é problematizado produzindo simbolicamente obstáculos epistemológicos ao conceito de informação no campo científico, como é discutido por Bourdieu (1989), Capurro (2003) e Gonzalez de Gomez (2000). Além disso, destaca-se a concepção central no texto de Gonzalez (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  33
    (1 other version)O incontornável como o inacessível: uma carta inédita de Martin Heidegger.Ernildo Stein - 1999 - Natureza Humana 1 (2):231-250.
    Após os eventos dos anos 30 e da Segunda Guerra Mun- dial, Heidegger procura recuperar seu lugar no espaço público do debate filosófico e revelar, cuidadosamente, em que consistiu seu trabalho nos anos de chumbo. O ensaio quer situar, nesse contexto, uma carta inédita do filósofo ao Prof. Herman Zeltner, de Erlangen, na qual fala de uma resenha sobre seu primeiro livro publicado depois de 15 anos de silêncio - Holzwege. Nesta carta, Heidegger escreve sobre a relação das ciências com (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  12
    Democracia e tecnologia no Grande Glocal da contempor'nea sociedade do risco e da informação.Roberto Correia da Silva Gomes Caldas - 2024 - Philósophos - Revista de Filosofia 29 (1).
    A presente pesquisa se dá com Ciência, Técnica e Tecnologia se imbricando em relação à regulação do bom desenvolvimento (sustentável) de cada nação, considerando-se, para tanto, as distintas acepções de Cibernética justapostas na sociedade do risco e da informação em interação com temas afins, como glocalização interativa, sociodromocracia e governança regulatória, mediante um paralelo entre Teoria da democracia e positivação do Direito. Para isso, na análise, adota-se método dedutivo, mediante técnica de abordagem bibliográfica e documental, e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  24
    O desafio das biotécnicas para a ética e a antropologia.Eve Marie Engels - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):205-228.
    Somos testemunhas e participantes de transformações profundas da ciência, técnica e Lebenswelt, que as gerações futuras possivelmente considerarão uma revolução. Como surgiu essa evolução? Em que se fundamenta esta necessidade de uma elucidação da pergunta pela essência do homem e dos demais seres vivos? Este artigo tenta dar uma resposta provisória a tais questões, recorrendo a posições clássicas da antropologia filosófica e a acontecimentos relevantes na teoria das ciências e na história das ciências. Em seguida, a autora (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  9
    Investigação e Dados Sobre Patologias Sociais.Maximiliano Sérgio Cenci, Thais Piccolo Carvalho & Richéle Timm dos Passos da Silva - forthcoming - Dissertatio:49-70.
    Este texto aborda as bases teóricas e metodológicas desenvolvidas no Observatório Global de Patologias Sociais. Tal observatório visa diagnosticar patologias sociais nas áreas da saúde e da educação, além de, como prognóstico, fornecer subsídios para a organização de um instrumento capaz de captar a percepção de patologias sociais em distintas populações. A partir das discussões técnicas e filosóficas, com base nas leituras de autores da Teoria Crítica, principalmente Honneth (2006; 2011; 2016), têm-se desenvolvido, desde 2019, a organização de um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  19
    Progresso material e moral em Rousseau.Douglas Henrique De Quadros - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1).
    Resumo: O presente artigo visa esclarecer o conceito de história em Rousseau, em especial, no Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens e o Contrato Social. Examina não apenas os processos envolvidos no segundo discurso, como também os momentos da filosofia de Rousseau em que ele define a história. Com essa finalidade, é retomado o cenário do movimento Iluminista acerca do conceito, para, comparativamente, distinguir a noção histórica de Rousseau dos demais iluministas como (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  11
    Três abordagens sobre a tecnologia e sua relação com o religioso e o sagrado.Vanessa Delazeri Mocellin - 2024 - Philósophos - Revista de Filosofia 29 (1).
    O problema abordado é o das relações entre o tecnológico e o sagrado no contexto dos discursos filosóficos, historiográficos e sociológicos sobre a técnica e a tecnologia. A ciência e tecnologia normalmente são pensadas e caracterizadas em oposição às crenças religiosas, aos mitos e à mística. Nesse sentido, são consideradas como ápice da racionalidade, do método e da eficiência em oposição à fé. Entretanto, como veremos neste artigo, esse modo de pensar a tecnologia e a (...) é apenas um dos modos possíveis de se pensar a relação entre elas e o sagrado e o religioso. Por isso, neste artigo sistematizam-se, analisam-se e comparam-se três vertentes contemporâneas. A primeira, referente à posição dos autores Jacques Ellul e Martin Heidegger, sustenta que a tecnologia supera e destrói o sagrado, e agora ocupa o seu lugar. A segunda, proposta pelos autores David Noble e Erik Davis, descreve a tecnologia como sendo ela mesma sagrada, na perspectiva de as tecnologias contemporâneas possibilitarem ao ser humano alcançar os próprios ideais de transcendência e de superação da finitude. A terceira, embora reconheça a associação entre a tecnologia e as categorias do sagrado, elabora uma crítica ao discurso de caráter salvífico sobre a tecnologia. (shrink)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Biblioteconomia e ciência da informação (bci) como filosofia da informação aplicada: uma reavaliação.Luciano Floridi - 2010 - InCID: Revista de Ciência da Informação E Documentação 1 (2):37-47.
    O autor responde às críticas feitas a sua proposta de que a Filosofia da Information (FI) deveria substituir a Epistemologia Social como uma disciplina filosófica que melhor atende os fundamentos conceituais para a Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI). Sugere que a crise de identidade por que tem passado a BCI é oresultado natural de uma busca justificada mas ociosa por uma parceria filosófica que emergiu só recentemente: nomeadamente, FI. O desenvolvimento da BCI não deveria depender de uma (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  8
    Pensar o corpo sobre a perspectiva baconiana e cartesiana.Guilherme Rodrigues Tozo - 2022 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 21 (1).
    O período moderno concebeu à humanidade contribuições riquíssimas ao permear o desenvolvimento massivo da ciência. Através da vontade, e necessidade, de conhecer as propriedades do mundo e da vida. É visto, também, o rompimento da ideia do saber pautado na tradição e defendendo que o saber das coisas deve ser segregado da Igreja, e deixado à mão da ciência da técnica. Deste modo, a filosofia de Francis Bacon e René Descartes nos fornece grandiosas contribuições acerca do conhecimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  11
    Trauma, memória e transmissão: a incidência da política na clínica psicanalítica.Maria Cristina Perdomo & Marta Cerruti (eds.) - 2011 - São Paulo, SP: Sedes Sapientiae.
    Essa publicação requer esclarecimentos: os trabalhos escritos ou transcritos são o resultado de um evento com algumas peculiaridades. A primeira por ser um evento que convocou psicanalistas a refletir sobre o campo social, promovendo uma interlocução entre a psicanálise e a política. A segunda, e essa talvez a principal razão da singularidade, é que tal convocação se deu a partir do testemunho vivo de um evento traumático. Os diferentes textos que compõem esse livro procuram fazer um verdadeiro diálogo, tendo (...) ponto de partida o depoimento de Estela Carlotto, presidente das Abuelas de Plaza de Mayo. Um depoimento que transmite, ainda que sob as mais terríveis condições, a possibilidade de resistir, criando práticas e prosseguir lutando, sem se acomodar diante de vitórias aparentes. Uma ação intensa, contínua, que evidencia que a ação política se refere a acreditar que o impossível é possível. A "Coleção Departamento Formação em Psicanálise" reúne obras produzidas a partir de eventos científicos e culturais organizados por este Departamento, assim como de reflexões sobre a clínica psicanalítica contemporânea e de estudos desenvolvidos por seus integrantes. Os temas tratados são diversos: desde questões metapsicológicas, técnicas e teóricas, na tentativa de abarcar as diferentes formas de expressão do sofrimento psíquico, até a extensão da psicanálise além do setting analítico habitual e suas interfaces com outras ciências. Dessa forma, o espaço é pensado como um vetor de formação permanente, interlocução e pesquisa, marcado por uma psicanálise engajada nas questões políticas e sociais, e em conformidade com a Carta de Princípios do Instituto Sedes Sapientiae. (shrink)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  6
    A ciência como valor cultural” e “A ciência em uma sociedade livre.Ilkka Niiniluoto & Vinícius Carvalho da Silva - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (6):e02400254.
    Born in Helsinki in 1946, lkka Niiniluoto received a master’s degree in mathematics in 1968 and a doctorate in theoretical philosophy in 1974 from the University of Helsinki. He was Associate Professor of Foundations of Mathematics from 1973 to 1977 and Professor of Theoretical Philosophy from 1977 to 2014. His prolific academic career includes positions as president of important philosophical societies and rector of the University of Helsinki. His main works are Is Science Progressive? (1984), Truthlikeness (1987), Critical Scientific Realism (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  14
    A crise dos fundamentos das ciências modernas: Uma leitura a partir de Edmund Husserl.Rogério Miranda de Almeida & Irineu Letenski - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):27.
    Estas reflexões têm como objetivo principal analisar a crise dos fundamentos das ciências modernas na perspectiva de Edmund Husserl. Com efeito, na primeira metade do século XX, o autor das Investigações lógicas levanta o brado em torno da existência de uma crise científica e, ao mesmo tempo, procura diagnosticar as causas e remediar os males que acarretaram tal crise. Mais precisamente, o pensamento husserliano tem como ponto de partida a crítica aos limites e à possibilidade do conhecimento proposto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. O Lugar Das Emoções E Dos Afetos Na Ética Da Responsabilidade De Hans Jonas: Um Contraste Com A Perspectiva Emotivista: The place of emotions and affections in Hans Jonas’s ethics of responsibility: a contrast with the emotivism perspective.Eduardo Lima de Oliveira - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):33-40.
    Mediante o assustador avanço da técnica e da ciência todas as éticas que até então estão relacionadas com este fenômeno não dão mais conta de resolver determinadas questões, pois todas as propostas éticas tradicionais são insuficientes pelo fato de serem ou antropocêntricas ou imediatistas em si. O Princípio Responsabilidade que Jonas propõe visa preencher estes espaços que estas éticas tradicionais não conseguem preencher. Tomando essa proposta como referencial é que este trabalho se empenha em destacar o lugar (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 950